Na Era Digital, contar com estratégias de marketing digital é fundamental para obter resultados positivos via Internet. Porém, não é tão simples aplicá-las, ainda mais se você não sabe muito bem como fazê-las. Um dos métodos de conversão de resultados que tem ganhado destaque é a criação de Copys.
Mas o que é Copys? Como podemos utilizá-las para criar uma metodologia eficaz de conversão de resultados? Fique tranquilo, pois a Agile separou algumas dicas que podem ser seguidas para melhorar o rendimento do seu empreendimento na internet.
O que significa Copy?
Nada mais é do que um conteúdo ou texto que tem o objetivo de confeccionar a conversão de resultados. Ela funciona como uma técnica de escrita muito bem definida para que exista a persuasão por meio das palavras. Essa persuasão precisa terminar em vendas.
Para que isso aconteça, o copywriter tenta convencer o potencial cliente a comprar um produto ou contratar um serviço por meio da criação de copies. Esses profissionais precisam formalizar textos responsáveis por conduzir o futuro cliente pela jornada de compra.
5 dicas de como fazer uma copys para vendas
- Busque entender o problema
Não existe outra forma de começar a criar uma copy se não desenvolver um método capaz de entender os problemas enfrentados pela sua persona. O ideal é que você pense como ela e entenda suas dores e questionamentos.
Dessa forma, é possível focar em uma resolução mais eficiente. Muitas vezes o público-alvo sequer se identificou com sua marca a ponto de realizar a compra. Mas como decifrar o que o possível cliente gostaria? Simples, destaque o diferencial do seu produto.
- Trabalhe para despertar emoção
Apesar de muitas pessoas acreditarem que a compra vem de um desejo racional do ser humano em obter algo, esse pensamento já está ficando ultrapassado. A realidade é que o desejo de compra está atrelado, mais do que nunca, com a questão emocional do potencial cliente.
Grande parte das pessoas que realizam compras pela internet, finalizam-as pela experiência vivida no site. Se você deseja contar com textos que convertem potenciais clientes em compras certas, é obrigatório adotar a empatia. Trabalhe com as sensações e sentimentos para mostrar a eles a importância de contar com o seu produto.
- Saiba quando falar do produto
Muitas pessoas que estão iniciando na área de marketing digital acreditam que em cada linha do texto deve-se citar a empresa e o produto a ser vendido. É claro que falar daquilo que está sendo comercializado é importante, mas não o tempo todo.
O indicado é que você cite apenas quando for necessário e de maneira natural. Não é legal ler um texto que force alguma situação, não é mesmo? Leve em conta, também, o objetivo de cada peça individual.
- Busque chamar a atenção de quem está lendo
Na Era Digital muitas empresas, inclusive aquelas que fazem o mesmo que a sua, migraram para a internet a fim de aumentar suas vendas. Então, porque o potencial cliente deve comprar no seu empreendimento e não no do concorrente? O que garante que ele vai ficar na sua copy e não partir para outra?
Pois é, as perguntas são muitas e a resposta é apenas uma: o texto precisa chamar a atenção do leitor a ponto de prendê-lo até a realização da compra. É importante despertar o interesse e fazê-lo sentir-se na necessidade de contar com sua empresa.
- Conheça bem sua persona
A verdade é que, com o tempo, as formas de conseguir realizar uma venda mudaram. Se antes as copies precisavam atingir o público de forma mais abrangente possível, atualmente ficou ainda mais segmentado.
A persona nada mais é que um personagem fictício que representa o cliente ideal do seu negócio. Sabendo bem quem ele é fica mais fácil de adaptar os textos de acordo com as características desse cliente ideal. A ideia é aumentar significativamente as chances de conversão.
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