As Personas são a representação fictícia do tipo de cliente que a empresa quer atingir, e auxilia no direcionamento mais preciso das campanhas, para obter resultados mais assertivos e alcançar os objetivos traçados nas estratégias de marketing e vendas.
Sua construção é baseada em informações reais sobre características demográficas e comportamentais dos seus consumidores.
Soma-se a esses dados elementos: suas motivações, sonhos, “dores” em relação ao produto/serviço oferecidos e desafios inerentes ao seu consumo, para torná-la o mais humanizada possível.
O que é essencial?
Para a empresa, é essencial entender quem é seu consumidor. As informações obtidas com a persona auxiliam no desenvolvimento de mercadorias e serviços, assim como nas estratégias de marketing digital para a aquisição de novos clientes.
Quando a marca não tem uma persona definida, a estratégia de vendas pode acabar se perdendo e não conseguindo resultados promissores para a empresa.
Além disso, é interessante não confundir Persona com público-alvo. O público-alvo leva em consideração um público maior de pessoas, com dados mais generalistas e serve de base para a construção da persona, que incorpora aos dados demográficos aspectos comportamentais e expectativas em relação ao produto/serviço oferecido pela empresa.
A persona, em suma, mostra informações mais personalizadas e humanizadas, deixando sua estratégia de marketing bem mais direcionada e precisa.
Como criar buyer persona para o seu negócio?
Agora que você entendeu a importância da buyer persona para a estratégia de marketing digital de uma empresa, veja a seguir algumas dicas de como criá-la.
Faça pesquisas: para criar sua persona, é necessário obter informações diversas sobre seus clientes. Caso você ainda não tenha uma base sólida de clientes, essas questões devem ser direcionadas aos seguidores das suas redes sociais, site ou blog. É possível fazer pesquisas com formulários, ou mesmo com recursos das redes sociais, como enquete do Facebook e Instagram (stories).
Convença as pessoas a participarem da pesquisa: além de desenvolver a pesquisa, você deve pensar em estratégias para estimular a participação dos clientes. Sua empresa pode oferecer pequenos brindes aos participantes, como: descontos na aquisição dos produtos e serviços da sua empresa; cursos gratuitos que ajudem a usar o seu produto ou serviço; sorteios de produtos que sejam atrativos em troca das respostas da pesquisa.
Escolha quais perguntas serão feitas: cada negócio demanda perguntas específicas, de acordo com seu ramo de atuação. Mas, no geral, sua empresa precisa coletar as seguintes informações: sexo; idade; ramo de atividade; faixa salarial; estado civil; se tem filhos (quantos); nível de estudo; desejos da pessoa em relação ao produto/serviço oferecido; onde ela costuma consumir conteúdo relacionado ao segmento do seu negócio; quais são seus canais de informação preferidos; receios que ela enfrenta ao adquirir produto/serviço relacionado com o seu negócio; sonhos; objetivos, entre outros.
Forma de aplicação da pesquisa: sua empresa pode realizar a pesquisa de diversas formas, com ferramentas diferentes. Os meios mais comuns para aplicar esses estudos são: Google Forms; Type Form; Survey Monkey, ligação telefônica; call por skype e pessoalmente.
Você deve avaliar qual é a forma mais adequada para sua empresa e qual está dentro das condições do seu orçamento.
Análise dos dados da pesquisa: você deve reunir as respostas semelhantes e procurar por padrões entre elas. Isso pode ser feito com o auxílio de uma planilha, para melhor visualização. Pode, ainda, criar filtros por informações relacionadas a cada categoria, como perfil, dados emocionais, geográficos, demográficos, entre outros. Os gráficos podem ajudar bastante na visualização.
Nessa análise, é possível identificar mais de uma buyer persona, a próxima etapa será escolher a que for mais adequada com a realidade e com os objetivos do negócio. Somente empresas grandes e bem estruturadas do ponto de vista de marca conseguem trabalhar com mais de uma buyer persona. Inicialmente, concentre-se na que mais se aproxime do seu “cliente ideal”.
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