O funil de vendas é uma ferramenta que funciona como uma bússola que mostra os caminhos percorridos pelas pessoas, do primeiro contato com a empresa até o fechamento ou não da venda. Dividido em três etapas, mostra a percepção dos futuros consumidores diante do que você tem a oferecer e o que a companhia deve fazer para aumentar o desejo de compra.
No topo do funil ficam as pessoas que não fazem a menor ideia que a sua companhia existe. Elas não sabem nada sobre você e os seus produtos. Isso significa que vocês precisarão ser apresentados. Destacar os seus benefícios, mostrar que você pode tornar a vida dela ainda melhor e que não há outra opção tão boa no mercado são alguns dos assuntos a serem abordados no primeiro contato, que pode ser presencial ou pela internet.
No meio do funil, as apresentações já foram feitas, sua marca não é mais uma completa desconhecida, mas a pessoa já sabe que há outras alternativas no mercado. O futuro consumidor aceitou que o que você oferece pode melhorar a sua vida e, por isso, pesquise para descobrir quem mais faz a mesma coisa. Ou é uma opção mais atraente e oferece mais benefícios. Aqui, o jogo fica mais difícil e você precisa apresentar algumas credenciais, como boa reputação, experiência, entrega de qualidade e dentro do prazo, melhores condições de pagamento e um pós-venda surpreendente positivamente.
O fundo do funil consolida todo o trabalho que foi feito nas duas primeiras etapas, mas o jogo ainda não está ganho. O seu quase cliente precisa estar convencido de que a aquisição lhe trará status, é necessária, e o custo-benefício é o suprassumo do mercado. Se a sua empresa conseguir essa proeza, é hora de comemorar, manter-se atenta para surpreender cada vez mais e começar tudo de novo com outras pessoas.
Além das três etapas que existem no funil, nenhum funil é 100% perfeito, mas mesmo assim existe como influenciar clientes potenciais e reduzir a quantidade dos que saem. Veja algumas maneiras de otimizar o seu funil de vendas deixando-o melhor.
Conhecer o seu público: é preciso conhecer a fundo o tipo de público que você trabalha, conseguindo atender todas as suas necessidades, conseguindo assim manter uma comunicação que faça com que ele seja um cliente em potencial.
Para ajudar a encontrar seu tipo de cliente, você pode criar uma persona, estudar seus concorrentes e entender qual o melhor conteúdo e o que está funcionando com os clientes dos concorrentes.
Criação de conteúdo educacional e informativo que responda perguntas: os conteúdos educacionais vem tendo uma grande alta e segundo uma pesquisa da Conductor, esse conteúdo aumenta em 131% a probabilidade dos consumidores comprarem de você.
Palavras-chaves e Perguntas: conteúdos que contém palavras-chaves tendem a ser mais assertivos, desse modo o público consegue identificar seus conteúdos quando procurarem por palavras específicas. O mesmo acontece com perguntas em meio aos textos criados para os conteúdos.
Use redes sociais para se destacar: as redes sociais podem ser grandes aliadas na conquista de novos clientes, sabendo conversar com eles por meio delas é fácil alcançar uma grande rede de pessoas que se interessem pelo seu negócio. Estude sobre quais redes podem te ajudar na hora de capturar seus clientes e quais formas de posts estão em alta, feed, stories, reels, vídeos e etc.
Uso de CTA ‘s: as CTA’ s são nada mais nada menos do que frases que chamam atenção das pessoas, sendo assim é importante que elas conversem com seu público e desperte neles o interesse sobre tal assunto.