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E-commerce em tempos de crise

A crise gerada pelo novo coronavírus provocou uma transformação em diversos estabelecimentos que só trabalhavam de forma presencial. Para frear o avanço da Covid-19, muitas lojas precisaram fechar suas unidades físicas e, aquelas que não atuavam no meio online, migraram para a internet.

Diversos negócios, sobretudo pequenas empresas, sem o devido preparo digital e sem iniciativas ou condições para adotar este novo canal, não resistiram a esse momento e precisaram fechar as portas. Por isso, investir no formato digital é essencial não só neste período de distanciamento social, mas, sobretudo, para estar presente em um dos canais que mais cresce no Brasil e no mundo.

De acordo com uma pesquisa da Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), foram abertos 100 mil novos e-commerces entre março e abril deste ano, devido à pandemia.

Informações importantes sobre o assunto

Apostar nesse novo formato é o caminho para que as empresas possam manter seu caixa positivo. A pandemia provocou uma aceleração digital em setores que antes não davam a devida importância aos canais online e, que, passando por um período de isolamento social, não conseguiram manter-se ativas de outra forma. 

Mas, não pense que é só criar uma conta em uma plataforma de e-commerce e cadastrar seus produtos. Para garantir eficiência no e-commerce, ter resultados concretos e positivos, é preciso atender às necessidades do cliente e promover a melhor experiência possível ao seu público.  

Confira 5 dicas para ter um e-commerce de sucesso

  1. Tenha um site específico

Para vender seus produtos: é fundamental ter uma plataforma de e-commerce para expor suas mercadorias, organizar os pedidos dos clientes, gerenciar seu estoque online, facilitar os pagamentos, ter logística de entrega, entre outros. Além disso, quando a loja tem uma plataforma especializada em vendas, demonstra aos clientes mais profissionalismo e credibilidade. Atente-se, ainda, na escolha de uma plataforma que atenda às necessidades do seu negócio. Ela deve ter uma estética visual adequada, com um layout atrativo para despertar a atenção dos clientes e que tenha alinhamento com a identidade visual da sua marca.

  1. Invista nas fotos dos seus produtos

Publique várias fotos dos produtos, em diferentes ângulos, lembre-se que o cliente não está com o produto em mãos, as fotos são o principal recurso visual na decisão de compra e tem o desafio de substituir a experiência tátil dos clientes. Nas redes sociais, publique as melhores fotos dos produtos, evite publicar todas para que no site ele encontre mais opções.

  1. Comunicação transparente com os clientes

É essencial estabelecer uma comunicação direta e transparente com seu público. Isso vai criar uma relação de confiança com seus clientes. Procure sempre avisar os seus seguidores sobre alterações nas operações da sua loja, como no horário de funcionamento, tempo de entrega das mercadorias, falta de produtos, entre outros. Tudo o que impacta na experiência de compra e usabilidade do seu site merece atenção e transparência de informação junto ao seu público.

  1. Atente-se às funcionalidades do seu e-commerce

O site da sua loja precisa ter as funcionalidades otimizadas, que permitam ao cliente finalizar as compras rapidamente e com segurança. A plataforma também precisa ter recursos que melhorem a experiência do usuário, como um sistema que mostre o acompanhamento da compra realizada, por exemplo, que apresente os avanços da transferência do pedido até o momento da entrega no endereço do cliente.

  1. Tenha várias opções de pagamento

Com a crise, muitas pessoas perderam suas rendas e empregos. Por isso, é importante sua loja oferecer condições variadas de pagamento, para que as pessoas tenham facilidade para adquirir seus produtos.

Quer mais eficiência no seu e-commerce e garantir que seus clientes continuem comprando? Fale com a Agile! Aqui, vamos te oferecer as melhores soluções para que sua loja online seja um sucesso!