O mundo está sempre em constante mudança e com empresas é diferente, para conseguir estar no mercado e atrair cada vez mais clientes é preciso sempre evoluir e encontrar novos meios de conversar com seu público.
Por isso empresas vêm aderindo às Comunidades Online, que nada mais são do que um conjunto de indivíduos que estão ligados pelo mesmo interesse em comum. Hoje as empresas conseguem construir suas próprias comunidades, onde parte de colaboradores e chegam aos seus principais usuários de seus produtos e serviços.
O processo de desenvolvimento de uma comunidade online está muito além da compra e venda, é preciso ter a capacidade de fazer com que seus clientes mantenham um relacionamento contínuo. O interesse em comum das pessoas permite que a empresa construa uma comunidade no qual a empresa se torna o centro e oferece conteúdo voltado ao determinado assunto que vá causar interesse nas pessoas da sua comunidade, fazendo com elas troquem informações e experiências entre si.
Desta forma é possível alcançar o sucesso, apostando em plataformas que permitem que as pessoas convivam entre si – Instagram, Facebook, Twitter e etc – e troquem ideias, assim como a empresa organizar iniciativas e desafios que incitem esses grupos específicos.
A comunidade online é uma conexão poderosa estabelecida entre as marcas e os consumidores. Podemos usar como exemplo uma empresa que produz tênis de corrida. Essa empresa pode usar as redes sociais para promover lançamentos, explicar sobre a marca ou algum modelo exclusivo, realizar campanhas entre outras coisas que despertem a curiosidade da comunidade amante de tênis.
Como criar sua comunidade online
O primeiro passo é compreender como seu negócio e produtos estão gerando interesse para a comunidade. Procure saber quais são os interesses das pessoas em relação a sua marca e o tipo de serviço que você oferece, quais os tipos de ações que são mais efetivas e o que gera um bom engajamento.
O segundo passo é a frequência de seus conteúdos, a sua empresa não só pode como deve ter um bom fluxo de postagens que gere o interesse das pessoas e causem argumento, fazendo com que as pessoas possam replicar seus conteúdos nas próprias redes sociais ou repassem a informação a quem tenha interesses semelhantes. Desta forma é possível usar o conteúdo como estratégia de alinhamento dentro do funil de vendas, identificando potenciais conversões.
O terceiro passo consiste em ouvir os seu público, filtrar seus dados e saber retornar ao consumidor, esse tipo de contato faz com que ele se sinta especial, fazendo com que a empresa entenda as necessidades dessas pessoas em relação a seus serviços.
O quarto passo é sempre perguntar, às pessoas gostam de ser ouvidas e esperam receber atenção, assim seus pontos de vista podem servir para melhorias na empresa. Para conseguir esse tipo de comunicação, a empresa pode aderir canais como enquetes, canais de chat, comentários, depoimentos, sugestões, pesquisas entre vários outros meios.
Clientes Leais
As pessoas que estão dentro das comunidades muitas vezes acabam criando vínculos com as empresas que atende seus interesses, isso faz com que elas se tornem cada vez mais leais a sua marca ou seu negócio.
Por isso é importante investir não somente em seu produto, mas no que ele passa e oferece as outras pessoas.