Imprevistos, tensões, acidentes, brigas e diversos outros problemas podem ocorrer com qualquer empresa, das menores às grandes corporações. É essencial que toda organização tenha uma equipe treinada para lidar com situações delicadas, que saiba fazer uma gestão de crise adequada. Esse tipo de estratégia pode evitar transtornos maiores e até mesmo impedir que uma empresa venha a ter problemas jurídicos desta natureza.
A pandemia do novo coronavírus é um exemplo de crise inesperada. Em poucos meses, grandes empresas depararam-se com um problema de proporção mundial e precisaram pensar em soluções para que seus negócios não sofressem tantos impactos com a doença.
De acordo com uma pesquisa realizada pela KPMG, cerca de 83% das empresas desenvolveram um plano de gerenciamento de crises voltado especificamente para lidar com a pandemia. O levantamento revelou também que 73% das organizações instalaram um comitê para planejar os desdobramentos da Covid-19. Esses dados ressaltam que, mesmo que forçadamente, as empresas reconheceram a importância de um setor dedicado a lidar com a gestão de crises.
Entenda o conceito da gestão de crises
No geral, gestão de crise consiste em uma atividade que tem o objetivo de prevenir acontecimentos prejudiciais à organização, além de prepará-la para lidar com esses problemas. Essas medidas reduzem os prejuízos financeiros e os danos causados à reputação da empresa.
A gestão realiza um trabalho preventivo e reativo. Em sua forma preventiva, a gestão de crise visa antever possíveis problemas que podem ocorrer na empresa, seja com seus funcionários, produtos e serviços. Dessa forma, define protocolos que devem ser seguidos se os problemas se concretizarem.
As atividades de reação na gestão de crises ocorrem quando os problemas já aconteceram e a crise está instalada na empresa. Se a empresa realizou um trabalho de prevenção, deve seguir as diretrizes existentes. Mas, caso não tenha feito, deve contratar profissionais especializados que possam realizar uma gestão de crises para contornar a situação crítica.
Entenda a importância da gestão de crise para as empresas
É essencial que toda empresa esteja preparada para gerenciar crises, para lidar da melhor forma com imprevistos que podem acontecer dentro e fora da empresa, capazes de prejudicar a imagem da marca e causar impactos financeiros. A gestão de crises é uma forma de reduzir os danos que uma possível crise possa provocar à empresa e prepara, de forma estratégica, os setores de como agir diante de agir diante de situações problemáticas.
Saiba como identificar quando sua empresa está passando por uma crise de imagem
Um dos tipos de problemas que podem ser previstos pelo setor de marketing, por exemplo, é a crise de imagem. Por meio da internet e das redes sociais, a empresa consegue identificar sinais de que situações críticas estão por vir.
É fundamental que a empresa monitore as avaliações e comentários dos internautas nas redes sociais e na internet em geral. Sempre analise as interações em suas próprias mídias como também em sites e notícias na imprensa.
O site Reclame Aqui, que é um espaço dedicado a reclamações de consumidores em relação a marcas, deve ser uma página que deve ser monitorada constantemente. Caso tenha comentários sobre sua empresa, é necessário respondê-los sempre com uma boa análise baseada no gerenciamento de crise.
Se sua marca não estiver tomando providências para atender clientes insatisfeitos, as reclamações podem desencadear uma crise de imagem na internet e nas redes sociais.
Uma forma eficaz de realizar um clipping, ou seja, um acompanhamento da sua marca na internet, é assinando o Google Alerts. É um recurso do Google que envia e-mails diários com as notícias relacionadas às palavras-chave que você quer receber notificações. É só se cadastrar e informar o nome da sua empresa, para receber notícias relacionadas à sua empresa.
Para que sua marca esteja sempre em destaque nas redes sociais, fale com a Agile! Somos especialistas em marketing digital, conte conosco!