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Marketing Digital pós pandemia: Quais as tendências para 2021

A pandemia do coronavírus 2019 alterou grande parte dos planejamentos de comunicação e marketing de diversas empresas. Além disso, o comportamento do consumidor também mudou drasticamente. O isolamento social aliado com a  quarentena gerou um aumento do consumo digital.

Para atender novas demandas, é fundamental fazer um planejamento de marketing digital com base nessas novas práticas de consumo. Por conta disso é tão importante considerar as mudanças no seu segmento e como seu público alvo se adaptou às mesmas.

É importante ter em mente que uma maneira de evitar erros e ser bem sucedido no seu planejamento, é estar atento e tentar se adequar as tendências para o marketing digital para o ano seguinte.

Neste texto você encontrará tópicos relevantes sobre o assunto. Continue lendo!

  • Chatbots humanizados

Cada vez mais os chatbots serão personalizáveis e estarão aptos para resolver os problemas e auxiliar os clientes. As conversas mais naturais e fluidas, com as inteligências artificiais têm a capacidade de facilitar as buscas por produtos e serviços e até mesmo tirar dúvidas dos consumidores 24h por dia.

  • HiperPersonalização

Que as estratégias cada vez mais nichadas têm um resultados mais expressivos, não é novidade. Mas em 2020 pudemos notar que a hiperpersonalização com o foco na experiência do consumidor foi crescente. Por conta disso essa tendência pode se estender ainda mais para estratégias de marcas, como o uso de micro e nano influenciadores, personalização de chatbot, e um melhor atendimento ao cliente até mesmo no e-commerce.

  • Big Data

Com essa ferramenta é possível fazer a captação, análise e interpretação de dados. Ela está cada vez mais popular e passou a auxiliar muitas campanhas de marketing digital.

O Big Data é uma ferramenta extremamente importante pela sua capacidade de orientar o time até mesmo sobre o momento ideal em que o prospect está apto para receber a proposta da solução. Ele é uma excelente maneira de otimizar as vendas.

  • Vídeos curtos

Inserir vídeos curtos na estratégia de marketing é uma maneira mais dinâmica, que pode causar uma grande conexão com seu público. O TikTok e Reels, no Instagram, vieram para ficar. Vale ressaltar que o alcance desses vídeos curtos está maior, atualmente, no que favorece o seu engajamento.

  • Lives

Depois do grande crescimento desse formato, as lives se consolidaram. No início da pandemia esse foi um dos conteúdos mais consumidos pelo público, em geral. E com isso até mesmo o Instagram já anunciou lives com duração de até 4 horas.  

Apesar do formato ter se desgastado um pouco, ainda existem muitas oportunidades para quem quer aproveitá-lo na estratégia de conteúdo. É fundamental que o tema abordado seja diferente, para não ser apenas mais uma em meio às tantas outras. Usar entrevistas com profissionais conhecidos em uma área, fazer parcerias, lives shows e outros conteúdos relevantes para o seu público são formas de se destacar.

O uso de tecnologias está cada vez mais voltado às necessidades humanas, visando uma experiência e interação melhor entre as pessoas nos ambientes on-line, isso não seria diferente no marketing digital.

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